Vinícolas no Alentejo
A sul de Portugal poderão disfrutar do Alentejo, onde o elevado número de dias de sol e a temperatura permitem a perfeita maturação das uvas.
O clima é marcadamente mediterrânico, ainda que com zonas de microclima continental. As temperaturas médias durante o ano rondam os 16ºC mas existem grandes amplitudes térmicas, com invernos frios e verões bastante quentes e secos. A precipitação média varia entre 500 e 800mm.
Apesar do Alentejo ser essencialmente plano, a região de Portalegre é mais irregular, sofrendo influência da Serra de São Mamede. Quanto aos solos, pouco férteis, apresentam características bastante diferentes.
Foram estas características um dos motivos pelo qual os Fenícios e os gregos trouxeram várias castas para esta região.
Mais tarde os Romanos, de forma mais coordenada, apostaram na cultura das vinhas e no fabrico do vinho.
A partir do séc. XV as regiões do Alentejo que foram reconhecidas como produtoras do vinho Alentejano foram Évora, Beja, Cuba, Alvito, Viana e Vila de Frades, e começou-se a exportação dos vinhos.
Em 1988, com o trabalho árduo de algumas instituições, o Alentejo foi distinguido como região oficial do vinho.
Dizem os apreciadores e entendidos deste néctar, que o vinho alentejano é redondo, cheio, suave, mas com um aroma forte que nos impele a saborear.
Sugiro visitar várias vinícolas alentejanas, para poder degustar os vinhos DOC ou vinhos mais regionais, com várias castas utilizadas como, Roupeiro, Antão Vaz, Arinto, Trincadeira, Aragonez, Castelão, Alicante Bouschet, Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon, Syrah ou Chardonnay.
Diversidade é o que mais podemos encontrar no Alentejo.
Nada como experimentar para comprovar!
Aproveita para visitares algumas das vinícolas mencionadas abaixo e porque não um piquenique nas vinhas ao ar livre, ao som da natureza.
Adega de Borba / Quinta do Quetzal / Herdade João Portugal Ramos / Tapada dos Coelheiros / Herdade do Esporão / Herdade Mainova / Ervideira / Fita Preta / Herdade da Cartuxa / Herdade dos Grous / Adega Mayor / Herdade do Rocim
“O vinho é o Sangue da Terra” (Plinio)