Missão
Na Osiris dizemos que "o nosso passado credibiliza o nosso futuro", por isso acreditamos que a sustentabilidade é o futuro e ditará o bem-estar da comunidade, dos nossos colegas de trabalho, da nossa equipa de gestão e é a principal chave para um negócio de sucesso.
Introdução
Como empresa que se envolve com várias partes interessadas do turismo, como os consumidores, guias turísticos, agências de viagens, hotéis, empresas de transporte, restaurantes e atrações, a empresa Osiris Viagens e Turismo, Lda entende o seu papel fundamental e influencia no desenvolvimento sustentável do turismo. Por isso, estamos comprometidos em promover a sustentabilidade. Pretendemos seguir, implementar e promover boas práticas de sustentabilidade para maximizar os impactos positivos e minimizar os impactos negativos no turismo das nossas operações e influenciar os nossos clientes e parceiros a fazerem o mesmo.
A nossa política de sustentabilidade está dividida em 10 temas. Cada tema consiste num conjunto de princípios e ações praticas de acordo.
Na Osiris dizemos que "o nosso passado credibiliza o nosso futuro", por isso acreditamos que a sustentabilidade é o futuro e ditará o bem-estar da comunidade, dos nossos colegas de trabalho, da nossa equipa de gestão e é a principal chave para um negócio de sucesso.
Estamos comprometidos com melhorias sociais, ambientais e económicas que promovam um futuro sustentável e conduzam a desenvolvimentos na comunidade da nossa indústria.
Gestão de Sustentabilidade e Conformidade Legal
Comprometemo-nos aplicar uma gestão sustentável através das seguintes ações:
- Definir uma equipa e um coordenador de sustentabilidade, responsável por definir tarefas e a trabalhar em proximidade com a gerência da empresa
- Definir uma missão de sustentabilidade que será comunicada aos nossos clientes, parceiros e fornecedores;
- Assegurar que todo o staff está completamente consciente, informado e comprometido com a política de sustentabilidade da empresa;
- Avaliar o desempenho da empresa em práticas sustentáveis;
- Criar um plano de ação de sustentabilidade com objetivos, ações, medidas, responsabilidade e planeamento de tempo;
- Comprometemo-nos a cumprir toda a legislação, regulamentos e códigos de conduta nacionais;
- Ter uma política de sustentabilidade acessível e escrita que vise a redução dos impactos sociais, culturais, económicos e ambientais negativos das atividades da empresa, e que inclua aspetos relacionados com a saúde e segurança dos colaboradores.
- Garantir que todos os colaboradores estão plenamente conscientes da nossa Política de Sustentabilidade e empenhados em implementá-la e melhorá-la.
Gestão Interna: política social e direitos humanos
Comprometemo-nos a aplicar uma gestão interna sustentável tendo uma comunicação clara sobre as nossas políticas sociais que incluem os seguintes princípios:
- Conceder aos trabalhadores a liberdade de trabalho e rescisão contratual com pré-aviso prévio (idealmente mínimo de um mês) e sem penalização;
- Incluir as condições de trabalho de acordo com a legislação laboral nacional e uma descrição de funções no contrato de trabalho;
- O salário deve ser mencionado no contrato e igual ou superior ao salário legal nacional;
- Fornecer seguro médico e de responsabilidade civil de acordo com a legislação nacional;
- Conceder aos funcionários férias anuais remuneradas fixas e baixas por doença e subsídio de férias anuais não remuneradas;
- Ter uma política de saúde e segurança dos funcionários que atenda às normas legais nacionais;
- Ter kits de primeiros socorros e pessoal treinado disponíveis em todos os locais relevantes
- Cumprir as normas nacionais relativas à Idade Mínima para Admissão ao Emprego;
- Fornecer orientação e treinamento periódicos para os funcionários sobre funções, direitos e responsabilidades em relação a questões de saúde e segurança. Tal inclui os incêndios e as catástrofes naturais relevantes;
- Criar oportunidades para os estudantes participarem em estágios;
- Comprometemo-nos aplicar os direitos humanos aplicando as seguintes normal:
- Declarar não prejudicar a filiação sindical, as negociações coletivas de trabalho e a representação dos associados pelos sindicatos;
- Proibir discriminações, no que diz respeito ao recrutamento, condições de emprego, acesso a formação e cargos superiores, ou promoção em termos de género, raça, idade, deficiência, etnia, religião/crenças ou orientação sexual
- Garantir que todos os colaboradores tenham igualdade de oportunidades e acesso a recursos e oportunidades de desenvolvimento pessoal através de formação regular, educação;
Gestão Interna: meio ambiente e relações comunitárias
Comprometemo-nos a praticar a proteção ambiental e melhorar as relações com a comunidade, garantindo a aplicação das seguintes práticas:
- Reduzir ativamente o uso de bens de consumo e descartáveis;
- Comprar produtos a granel, para reduzir a quantidade de materiais de embalagem;
- Definir as máquinas de cópia e impressão por padrão para impressão frente e verso e a preto e branco;
- Implementar medidas para reduzir o desperdício de brochuras ou uma política de "apenas internet";
- Adquirir iluminação energeticamente eficiente para todas as áreas, quando disponível
- Desligar as luzes e equipamentos quando não estiverem em uso, use sistema automático de ligar/desligar com temporizadores ou sensores de movimento e ajuste o equipamento por padrão no modo de economia de energia, quando isso for viável;
- Preferência por equipamentos de baixo consumo de energia na compra de novos artigos, incluindo considerações de custo e qualidade;
- Cumprir a legislação nacional relativa à eliminação de resíduos;
- Desenvolver e implementar uma política de redução e reciclagem de resíduos sólidos;
- Tomar medidas para reduzir a quantidade de garrafas de plástico (não reutilizáveis) de água potável para uso no escritório;
- Separar todos os materiais que possam ser reciclados e organizar a recolha e a eliminação adequada;
- Selecionar
- Implementar métodos de redução de desperdícios na utilização de cartuchos de tinta para impressão e cópia, sempre que possível;
- Cumprir a legislação nacional de tratamento de águas residuais, que devem ser reutilizadas ou libertadas em segurança;
- Reduzir os impactos relacionados com os transportes através do teletrabalho, e-meetings, políticas de trabalho em casa ou outros meios;
- Manter e verificar adequadamente os veículos motorizados da empresa, para reduzir as emissões, o uso de energia e certificar-se de que cumprem as normas legais de emissões;
- Fornecer orientação periódica, formação e/ou informação a todos os membros do pessoal, sobre as suas funções e responsabilidades no que diz respeito às práticas ambientais internas;
- Utilizar materiais de limpeza não perigosos, não eutróficos e biodegradáveis e certificados com um rótulo ecológico, se disponíveis localmente;
- Separar todos os materiais que possam ser reciclados e organizar a recolha e eliminação adequada;
- Reciclar ou descartar corretamente as baterias;
- Minimizar e substituir o uso de substâncias nocivas e gerir adequadamente o armazenamento, manuseamento e eliminação de produtos químicos;
- Utilizar tintas sem chumbo e à base de água, tanto no interior como no exterior, quando disponíveis localmente;
Parceiros
Com base num inventário dos nossos principais parceiros, desenvolvemos e implementámos uma política para melhorar a sustentabilidade dos nossos parceiros. O nosso objetivo é tornar o desenvolvimento sustentável concreto na indústria do turismo. Comprometemo-nos a fazê-lo através das seguintes ações:
- Manter uma lista das práticas de sustentabilidade dos parceiros;
- Minimizar a pegada ecológica do escritório, viajando principalmente através de transportes públicos, trabalhando o mais sem papel possível, separando resíduos e fazendo uso de papel reciclado certificado;
- Informar os principais parceiros sobre as normas Travelife e nacionais de turismo;
- Ter um código de conduta para os parceiros locais incentivarem as suas práticas no sentido da sustentabilidade;
- Informar os principais parceiros sobre a política de sustentabilidade da empresa e que se espera que a cumpram e/ou a comuniquem aos clientes finais, se for caso disso;
- Inclusão de cláusulas chave de sustentabilidade em contratos com parceiros incoming/outgoing;
- Ter contrato escrito com agências parceiras;
- Incluir cláusulas nos contratos de parceria que permitam rescindir prematuramente o acordo contratual se a empresa não tomar medidas adequadas para prevenir a exploração sexual de crianças na cadeia de abastecimento direta;
- Assegurar que as empresas parceiras cumprem todas as leis nacionais relevantes que protegem os direitos dos trabalhadores;
- Procurar dar preferência a parceiros comprometidos com a sustentabilidade, privilegiando os que possuem um compromisso formal e/ou que aplicam uma política clara de sustentabilidade e tentar promover os que estão ativamente envolvidos em operações sustentáveis. Dar preferência à seleção de parceiros que possuem certificações, sempre que possível.
Transporte
Tentamos garantir que os veículos utilizados em passeios não causem mais do que a média de poluição. Acreditamos que os transportes são um aspeto importante do turismo sustentável e fazemos o nosso melhor para diminuir o nível médio de poluição. Comprometemo-nos a fazê-lo aplicando as seguintes ações:
- Selecionar as opções mais sustentáveis considerando preço e conforto considerando o destino;
- Considerar e dar preferência a alternativas mais sustentáveis ao selecionar opções de transporte para transfers e excursões no destino, tendo em consideração preço, conforto e logística;
- Integrar e/ou promover um ou mais produtos/pacotes de férias sustentáveis com base numa metodologia reconhecida, incluindo transportes sustentáveis, alojamentos sustentáveis e atividades sustentáveis.
Alojamento
Queremos alcançar uma gestão sustentável na cadeia abastecimento no turismo. Os alojamentos parceiros desempenham um papel importante para alcançar este objetivo, e são estimuladas e motivadas a adaptar práticas sustentáveis. Comprometemo-nos a fazê-lo através das seguintes ações:
- Selecionar alojamentos que cumpram os padrões de sustentabilidade;
- Ter parceiros de alojamento que fornecem evidências dos seus objetivos e estratégias de sustentabilidade;
- Incentivar os alojamentos a seguirem as melhores práticas/formações sobre turismo responsável;
- Comunicar de forma clara e ativa os nossos objetivos e requisitos de sustentabilidade relativamente a alojamentos contratados e outros alojamentos relevantes;
- Incluir cláusulas de sustentabilidade padrão em todos os contratos com fornecedores de alojamento que incidam no trabalho infantil, no combate à corrupção e suborno, na gestão de resíduos e na proteção da biodiversidade;
- Assegurar que, através dos nossos principais parceiros de alojamento, os direitos das crianças são respeitados e salvaguardados;
- Ter uma cláusula nos contratos de toda a cadeia de valor que estabeleça uma política comum de repúdio e tolerância zero em relação à exploração sexual de crianças;
- Ter uma cláusula dedicada a este aspeto que permita à empresa de viagens rescindir prematuramente o contrato se o fornecedor de alojamento não tomar as medidas adequadas;
para prevenir a exploração sexual de crianças;
-Formação dos trabalhadores sobre os direitos da criança, a prevenção da exploração sexual e a forma de comunicar casos suspeitos; apoiar, colaborar e envolver as partes interessadas na prevenção da exploração sexual de crianças;
- Apoiar, colaborar e envolver as partes interessadas na prevenção da exploração sexual de crianças;
Excursões e atividades
Valorizamos muito o bem-estar animal e comunitário. Estamos a salvaguardar a autenticidade das comunidades e do ambiente natural, e somos fortemente contra prejudicar a vida selvagem e poluir o ambiente. Comprometemo-nos a fazê-lo através das seguintes ações:
- Aconselhar os hóspedes sobre o comportamento adequado durante excursões e atividades com o objetivo de respeitar a cultura, a natureza e o meio ambiente locais;
- Comunicar os nossos objetivos e requisitos de sustentabilidade a prestadores de serviços de excursões contratados e outros relevantes, distribuindo estas informações através de códigos de conduta, representantes locais, redes sociais, e-mail, reuniões, para minimizar o impacto negativo dos visitantes e maximizar o proveito do cliente na sua visita.
- Não oferecer excursões que prejudiquem seres humanos, animais, plantas, recursos naturais como água e energia, ou que sejam social e culturalmente inaceitáveis.
- Não estar envolvido com empresas que consumam, exibam, vendam ou comercializem espécies selvagens, a menos que faça parte de uma atividade regulamentada que garanta que a sua utilização é sustentável e em conformidade com a legislação local, nacional e internacional;
- Ter guias qualificados e/ou certificados para orientar nossos clientes em locais culturais sensíveis, patrimônios históricos ou destinos ecologicamente sensíveis;
- Promover e aconselhar os nossos clientes em excursões e atividades que envolvam e apoiem diretamente as comunidades locais, através da aquisição de serviços ou bens, artesanato tradicional e métodos locais de produção (alimentar), ou visitando projetos sociais;
Tour Leader, representantes locais e guias:
Pretendemos envolver o maior número possível de habitantes locais, empregando-os no negócio do turismo. Defendemos um ambiente de trabalho justo, seguro, que apoie e respeite as comunidades locais. Comprometemo-nos a fazê-lo através das seguintes ações:
- Garantir que todos os trabalhadores têm um contrato de trabalho escrito, incluindo condições de trabalho e uma descrição de funções, e compreendem plenamente os termos e condições;
- Garantir que nossos parceiros locais cumpram todas as leis e regulamentos internacionais, nacionais e locais aplicáveis, padrões mínimos do setor e quaisquer outros requisitos legais relevantes, quaisquer que sejam os requisitos mais rigorosos
- Garantir que os nossos representantes locais são informados sobre aspetos relevantes da nossa política de sustentabilidade e a cumprem, através de newsletters, referências ou suplementos a contratos, e-mails ou sessões de formação e informação;
- Fazer com que nossos tours leaders, representantes locais e guias informem os clientes sobre questões relevantes de sustentabilidade no destino (por exemplo, proteção da flora, fauna e patrimônio cultural, uso de recursos), normas e valores sociais (porexemplo, dicas, código de vestimenta e fotografia) e direitos humanos (por exemplo, exploração sexual);
- Informar os nossos tours leaders e representantes locais sobre a prevenção da exploração sexual de crianças.
- É dada preferência à mão de obra local qualificada, especialmente em locais e destinos culturalmente / ecologicamente sensíveis.
Destino
O nosso objetivo é maximizar os impactos positivos e minimizar os impactos negativos no destino para garantir o desenvolvimento sustentável dos locais em que operamos. Comprometemo-nos a:
- Considerar aspetos de sustentabilidade no processo de seleção de novos destinos e, possivelmente, oferecer destinos alternativos não convencionais;
- Considerar a seleção de novos destinos, que sejam acessíveis através de meios de transporte mais sustentáveis;
- Cumprir os regulamentos legais de ordenamento do território, áreas protegidas e património. Também com estratégias de gestão de destinos das autoridades locais, regionais e nacionais;
- Influenciar e apoiar a administração local (sempre que possível, em conjunto com outras empresas de viagens e partes interessadas) no que diz respeito à sustentabilidade, planeamento e gestão do destino, utilização dos recursos naturais e questões socioculturais;
- Não promover lembranças que contenham espécies da flora e da fauna ameaçadas, tal como indicado no Tratado CITES e na «Lista Vermelha» da UICN; ou artefactos históricos e arqueológicos (exceto nos casos permitidos por lei);
Proteção e comunicação ao cliente
O bem-estar e a informação dos clientes são muito importantes para nós. Garantimos uma comunicação clara e constante e alta proteção aos nossos clientes. Antes da reserva, comprometemo-nos a:
- Disponibilizar uma diretriz da empresa para consulta ao cliente, que é seguida pelos consultores do cliente;
- Assegurar a privacidade do cliente;
- Cumprir as normas relevantes e os códigos de conduta voluntários em mensagens de marketing e publicidade, e não prometer mais do que é entregue;
- Ter informação clara, completa e precisa sobre a empresa, os produtos, os seus serviços e o preço;
- Fornecer informações sobre o destino, incluindo aspetos de sustentabilidade, que sejam factualmente corretas, equilibradas e completas;
- Informar o cliente sobre alternativas sustentáveis em matéria de alojamento, excursões, férias organizadas e opções de transporte, se disponíveis;
- Informar claramente os (potenciais) clientes diretos, sobre os compromissos e ações de sustentabilidade;
Após a reserva e durante as férias:
- Fornecer informações aos consumidores sobre o ambiente natural, a cultura local e o património cultural no destino de férias;
- Informar os consumidores sobre os principais aspetos e questões de sustentabilidade no destino e receber recomendações sobre como dar um contributo positivo;
- Informar os clientes sobre riscos e precauções relacionados com questões de saúde e segurança no destino;
- Manter permanentemente disponível uma pessoa de contacto e um número de telefone para emergências;
- Formar pessoal e manter disponíveis orientações sobre como lidar com emergências;
- Fornecer aos clientes informações sobre exploração e assédio comercial, sexual ou qualquer outra forma, particularmente de crianças e adolescentes;
- Informar os clientes sobre a legislação aplicável relativa à compra, venda, importação e exportação de artefactos históricos ou religiosos e artigos que contenham materiais de flora e/ou fauna ameaçados no destino;
- Motivar os clientes a utilizar restaurantes e lojas locais (quando apropriado);
- Informar os clientes sobre opções de transporte sustentáveis nos destinos, quando possível;
- Incentivar os clientes a doar para instituições de caridade locais e iniciativas sustentáveis;
Após as férias, comprometemo-nos a:
- Medir sistematicamente a satisfação do cliente e ter em conta os resultados, para melhoria do serviço e do produto;
- Incluir a sustentabilidade como parte integrante da satisfação do cliente;
- Ter procedimentos claros em caso de reclamações de clientes;
Contacto
Todo o staff do Grupo OSIRIS é responsável pela aplicação desta política de sustentabilidade;
Todo staff é responsável pela promoção e implementação desta política no respetivo departamento;
A coordenação da implementação desta política fica a cargo da coordenadora de sustentabilidade, Joana Mendes, contactável através do seguinte email: joana.mendes@osiris.pt .
Esta política entra em vigor a partir do dia 01 de janeiro 2023.
Ricardo Ferreira
OSIRIS
Dream.Travel.Experience.