Cafés com História
Sabia que em Portugal, o café é a segunda bebida mais consumida?
O café chegou a Portugal no final do século XVIII trazido pelos comerciantes e navegadores portugueses, sendo que só se tornou mais popular o seu consumo ao fim de dois séculos. A sua produção em colónias portuguesas (como o Brasil e África), impulsionou a sua importação, o que originou a sua inserção na cultura portuguesa.
Foram criados nomes específicos em diferentes regiões do país para denominar esta incrível bebida cheia de aroma e sabores distintos. No Porto poderá pedir um “cimbalino”, mas se visitar a capital portuguesa (Lisboa) será melhor pedir uma “bica” se pretender um expresso.
Se quiser um café grande com bastante leite poderá pedir um “galão”, mas se optar pelo mesmo numa chávena pequena dar-lhe-ão um “garoto”.
Os portugueses adaptaram a sua cultura para inserir o café no seu quotidiano, e até criaram uma bebida própria – o “café com cheirinho” – que não é nada menos do que um expresso com aguardente portuguesa.
Tradicionalmente servido de manhã ou depois de uma refeição (almoço ou jantar), os portugueses criaram hábitos sociais relacionados com a bebida de convívio, o que originou a abertura de vários espaços – os Cafés.
A Rota dos Cafés com História foi criada em 2014 para promover estes espaços emblemáticos, contando com cerca de 38 locais em Portugal. De Norte a Sul do país, vai poder encontrar maravilhosos espaços com mais de 100 anos e deliciar-se com uma bela bica ou cimbalino numa esplanada e aprecie o que Portugal tem de melhor.