Parques naturais nas ilhas portuguesas: Madeira & Açores
Na Madeira, o “Parque Natural da Madeira” ocupa dois terços da ilha e prolonga-se pelo oceano. As caraterísticas particulares e diferenciadoras tornam este parque natural muito interessante, não só no contexto nacional, mas igualmente a nível mundial. Iniciando um passeio à beira-mar, subindo pela encosta, por entre os campos agrícolas com os caraterísticos palheiros e poios, passando pela densa floresta e continuando até às altas montanhas, podem ser observados vários ecossistemas naturais e humanizados, alguns dos quais se destacam pelos elevados valores biológicos que albergam, como a Laurissilva da Madeira, o Maciço Montanhoso e a Ponte São Lourenço.
Ainda no arquipélago da Madeira, destaque para as “Reservas Naturais das ilhas Selvagens e Desertas”, ao “Garajau”, “Rocha do Navio” e “Ponta de São Lourenço”, todas elas áreas muito bem preservadas.
Nos Açores, cada uma das nove ilhas tem um Parque Natural com diversas reservas e áreas protegidas em que as paisagens estão em estado puro. No Açores podemos penetrar na Natureza no seu estado mais puro e ficar deslumbrados com a vegetação exótica, com lagoas onde outrora existiram vulcões ativos. A origem vulcânica do arquipélago e o clima onde num só dia acontecem as quatro estações do ano, são ingredientes que permitem que a Natureza brote de forma natural, ampla e pujante.