Açores Experiências na Natureza
Os Açores foram reconhecidos como um dos Destinos da Europa com paisagens mais bonitas, pela European Best Destination, Associação que promove os melhores Destinos na Europa em várias categorias.
A paisagem das ilhas dos Açores apresenta um vasto conjunto de formas, rochas e estruturas ímpares, que derivam, entre outros factores, da natureza dos magmas, do tipo de erupção que os originou, da sua dinâmica e da posterior actuação dos agentes externos da hidrosfera, atmosfera e biosfera. A geodiversidade, juntamente com outros factores determinantes, como a sua dimensão, dispersão, distanciamento aos continentes europeu e americano e clima, são responsáveis por condições ecológicas distintivas, que traduzem, de forma singular, a estreita relação entre a geodiversidade e a biodiversidade do arquipélago que fazem desta terra um local tão especial e inesquecível a visitar.
Aqui encontra uma grande variedade de opções de aventura e turismo ao ar livre:
PASSEIOS PEDESTRES
Quer seja um amante de passeios calmos ou um viciado em adrenalina, os Açores dispõem de mais de 60 percursos pedestres com todas as condições para caminhar em segurança. Aventure-se e descubra paisagens únicas entre caminhos totalmente envoltos na Natureza.
OBSERVAÇÃO DE CETÁCEOS
Em pleno Oceano Atlântico, os Açores são um arquipélago de nove ilhas de natureza em estado puro e um dos maiores santuários de baleias do mundo.
Entre espécies residentes e migratórias, comuns ou raras, avistam-se mais de 24 tipos diferentes de cetáceos nas suas águas. Para além das comunidades residentes como os golfinhos comuns e roazes, com quem é possível nadar, há baleias que utilizam os Açores como rota de migração. Os golfinhos pintados, cachalotes, baleias sardinheira e de barba são mais frequentes no Verão. A baleia azul pode ser avistada com facilidade nos finais do Inverno. Uma coisa é garantida: seja qual for a estação do ano, há sempre descobertas a fazer.
Os Açores são um ecossistema de características únicas e com águas ricas em peixe, pelo que não é de estranhar que no passado a pesca à baleia fosse uma atividade importante em muitas das ilhas. Hoje, a tradição baleeira foi convertida numa atividade turística muito apreciada, existindo por isso vários pontos de partida, espalhados por várias ilhas, que servem de base para quem queira contactar com os encantadores mamíferos, dando um novo significado a um grito antigo: “Baleia à vista!”.
GEOTURISMO
A génese dos Açores está impressa em 1766 vulcões, nove dos quais ainda placidamente activos. No subsolo, estão assinaladas quase três centenas de cavidades vulcânicas, sob a forma de grutas, algares e fendas. Na paisagem, há caldeiras secas, lagoas em crateras, campos fumarólicos e nascentes termais. No mar, encontram-se fontes geotermais submarinas. A majestosa montanha do Pico, de cone ainda intacto, parece proteger todas estas riquezas geológicas. Testemunho do poder da Natureza, o vulcanismo do arquipélago impressiona pela diversidade e gera um magnetismo especial no visitante.
MERGULHO
Se é amante do mergulho, não pode perder a experiência única que o mar dos Açores lhe pode proporcionar.
Os Açores são um dos melhores locais da Europa para mergulho e, aqui, pode mergulhar com jamantas, mas não é
PASSEIOS DE BICICLETA/BTT
Conheça todas as rotas de BTT e explore cada recanto das ilhas dos Açores. Os percursos de bicicleta levam-no a um mundo de fantasia que só os trilhos lhe podem proporcionar
CANYONING
Os Açores são um arquipélago situado na crista Média Oceânica de origem vulcânica e constituído por 9 ilhas, das quais três apresentam excelentes condições para a prática de canyoning:
São Miguel, São Jorge e as Flores. Nestas três ilhas a oferta de itinerários de grande beleza é abundante, mas cada uma tem as suas particularidades.
OBSERVAÇÃO DE AVES
Devido à sua posição central no Oceano Atlântico, é possível observar várias espécies migratórias que ocorrem ocasionalmente nos Açores por desvios migratórios ...
CANOAGEM / KAYAKING
Nos Açores estes desportos são praticados tanto em águas interiores como em mar aberto. Seja a explorar as escarpas que rodeiam as lagoas no fundo de caldeiras vulcânicas ou a remar à volta de pequenos ilhéus para observar aves marinhas e explorar grutas, estas actividades possibilitam uma envolvência física e emocional total com a paisagística açoriana.
PARAPENTE
Os Açores considerados por muitos como um destino singular para prática do parapente, com variadíssimos spots, bem como zonas de descolagem e aterragem.
TRAIL RUNNING
O Trail Running é um desporto muito popular nos Açores praticado por locais e por turistas, tem-se evidenciado com a realização de vários eventos locais, nacionais e até de dimensão internacional, realizados em várias ilhas, sendo o mais famoso a subida à montanha do Pico.
ESCALADA
As formações geológicas dos Açores são um excelente palco natural para a prática de escalada. Se nunca teve a oportunidade de viver estas emoções, os Açores são o local ideal para a sua iniciação.
COASTEERING
Aqui, pode explorar os penhascos rochosos destes gigantes que sobem pelo céu e as ondas que batem carinhosamente no litoral. Esta é uma lição de geologia em plena aventura. O coasteering é uma experiência desafiante que combina a atividade sobre as rochas e dentro de água, caminhando pelas paisagens costeiras.
Na OSIRISs podemos ajudá-lo(a) a planificar uma viagem com experiências na natureza.