Chaminés Algarvias
Aos dias de hoje, a região do Algarve - nomeada por Al-Gharb durante o domínio muçulmano a partir do ano de 711 - permanecem ainda fortes influências do povo árabe. Estas influências gastronómicas, religiosas e arquitetónicas podem ser vislumbradas um pouco por toda a região no sul de Portugal.
Durante o seu Programa em bicicleta no Algarve, não deixe de reparar nas chaminés das casas cuja ornamentação demonstrava o poder dos seus proprietários. Também as paredes construídas em taipa e caiadas com cal branca demonstram bem esta influência árabe na região.
Também os arcos em forma de ferradura podem ser vistos um pouco por toda a parte: em igrejas, em castelos, nomeadamente em Silves, na entrada principal da muralha de Faro, Tavira, Alcoutim, entre outros. Também a língua portuguesa sofreu uma enorme influência muçulmana como as inúmeras palavras que começam pela sílaba “al”, principalmente nomes de localidades e utensílios.
Não perca a oportunidade de respirar todas estas influências num dos nossos Programa de bicicleta de Estrada ou Cicloturismo.