As Caraíbas têm um tesouro distinto de todos os demais, um lugar de vida completamente diferente, onde todas as culturas e civilizações do planeta parecem confluir numa mistura universal que configura numa população diversa e acolhedora e uma história repleta de histórias apaixonantes.
Jamaica é um vaso de vidas na qual as praias infinitas de areias brancas abraçam o mar e protegem pequenas cidades cheias de cor e energia permanente, olhando sempre o céu, o topo das suas montanhas, verdes, gigantes, repletas de fauna e flora tropical, capaz de maravilhar aos mais viajados.
Terra de arahucanos e taínos, Jamaica é também um poço de cultura espanhola, breve, mas intensa, e uma palpável influência britânica, que hoje em dia se vê reflectida em todos os nomes que desenham a sua geografia: a sua capital, Kingston, a paradisíaca Montego Bay, a acolhedora Saint Andrew, a sempre animada Runaway Bay, muito próxima do primeiro porto ao qual chegou Colón -Discovery Bay- quando tropeçou na ilha, Saint James, Saint Ann, Saint Elisabeth, Rockey Point...
Um leque de povos, portos e cidades, entre os quais existem alguns que, inclusive, têm o nome de grandes capitais inglesas como Manchester.
O seu pico mais alto também deixa claro qual foi o império que predominou nesta ilha caribenha situada ao sul de Cuba: o topo da Blue Mountain é mundialmente conhecido como a Blue Mountain Peak, um lugar que alcança os 2.256 metros de altura e desde a qual se divisa, quase por completo, todo o território insular, de 240 km de comprimento e 80 de largura que fazem da Jamaica um pequeno refúgio de liberdade nas Caraíbas.
Porém, nestas terras, a mistura de culturas, etnias e religiões é tal, que a marca britânica fica apenas pela história.
Caldeirão cultural, riqueza de experiências
Um país pelo qual se fica apaixonado, com uma riqueza inesgotável de experiências, assim é a Jamaica.
Tropical, quente e plena de contrastes.
Ilha surpreendentemente montanhosa, desenha-se desde o topo até ao mar, descendo por selvas e bosques até às baías, algumas consideradas como as mais impressionantes das Caraíbas.
Ali, na margem, as suas cidades, de casas baixas e coloridas, destacando-se sobre o fundo turquesa do mar.
Este cenário incomparável, mil e uma experiências abrem-se diante de vós: celebrações nas ruas, bailes nas praias, tabernas transbordantes de aromas exóticos, cumes e caminhos para explorar, lagoas e arrecifes de coral que escondem mil segredos.