Trekking em Tenerife com Pedro Pacheco

Viagem de 13 a 20 de Junho 2021

Caminhar na Ilha de Tenerife, possível durante todo o ano, oferece muita variedade de emoções e experiências impressionantes.

A maior ilha das Canárias é um paraíso para os caminhantes com diferentes níveis de dificuldade, incluindo o trilho alpino para a montanha mais alta da Espanha, o Pico del Teide com 3718 m. Enquanto as Montanhas de Anaga e as Montanhas de Teno com suas estruturas lávicas e florestas arborizadas são altamente recomendadas para os amantes da natureza e também para aqueles que têm interesse em botânica, o Parque Nacional do Teide com sua fantástica cratera, apresenta um desafio especial para os praticantes de turismo outdoor.

Durante 8 dias o grupo será liderado por Pedro Pacheco, um apaixonado por viagens de aventura, e um montanhista e alpinista

Na OSIRIS utilizamos o termo de um modo mais abrangente, e definimos como as actividades que proporcionam experiências para os amantes da natureza, caminhadas ou aventuras fora da estrada.

Imersão Total

Que tal um trekking de alguns dias por cenários incríveis e em contato direto com o meio ambiente?

As atividades do turismo de aventura são infinitas, e podem agradar a diversos perfis de turistas que procuram algo diferente, saudável.

A vontade de apreciar o local leva-nos a fazer caminhadas e até a subir trilhas em montanhas, pois sabemos que a recompensa no final pode ser uma visão panorâmica incrível.

Estar em contato com a natureza gera alterações fisiológicas sutis no nosso corpo que nos faz sentir bem. Aumenta nossa vitalidade, dá-nos aquele sentimento de bem-estar. O primeiro grande motivo é o facto de um trekking ser uma prática corporal, mas não tem relação direta com qualquer desporto. Isto significa que conseguimos dosar muito melhor o quanto exigimos do nosso corpo, sem aquele desejo da alta competição.

Informação adicional

Início a 13 Junho, 2021
Fim a 20 Junho, 2021
Duração 8 Dias / 7 Noites
Pessoas 14
Preço desde 735.EUR
Localização TENERIFE

Itinerário da Viagem

1º. Dia | LISBOA / TENERIFE
13.JUN.21 – Domingo
1º. Dia | LISBOA / TENERIFE

Saída em voo regular com destino a Tenerife.

Bem-vindos a Tenerife!

Uma ilha cujo solo provém do fogo, moldado e acariciado ao longo dos séculos pela força do Atlântico. A maior ilha do Arquipélago das Canárias, é um destino repleto de contrastes, onde pode observar a Natureza e descobrir paisagens que não poderá encontrar em nenhum outro lugar do planeta.

Vai viver esta aventura na companhia do nosso Mentor, para além de experiente, o Pedro é um guia informativo, alegre, e motivador, a perfeita companhia para tornar a sua viagem de aventura numa experiência inesquecível.

Transporte para a zona de Los Gigantes nas proximidades do Parque Rural Punta de Teno em Santa Cruz de Tenerife. Alojamento.

2º. Dia | TREKKING COSTA OESTE – LOS GIGANTES
14.JUN.21 – Segunda
2º. Dia | TREKKING COSTA OESTE – LOS GIGANTES

Dia dedicado ao Parque Rural de Teno, a paisagem quase não foi modificada ao longo da história de Tenerife. Portanto, os desfiladeiros virgens, a praia e os Penhascos de Los Gigantes ao fundo fazem dessa paisagem o cenário perfeito para caminhadas.

Iniciamos o dia com um passeio barco ao longo da costa para observar os desfiladeiros com mais de 600 metros de altura.

Depois de desembarcar numa bonita enseada onde existe um pequeno porto, iniciamos uma caminhada subindo um desfiladeiro finalizando o dia a aproximadamente a 750 metros de altitude.

No final da tarde regresso a Los Gigantes.

Alojamento.

3º. Dia | TREKKING COSTA OESTE – PARQUE RURAL DE TENO
15.JUN.21 – Terça
3º. Dia | TREKKING COSTA OESTE – PARQUE RURAL DE TENO

Hoje continuamos a explorar o Parque Rural de Teno, com a sua paisagem poderosa com velhos vulcões, rochas de lava estéreis e floresta de nevoeiro subtropical, com abundância de flora e fauna endêmicas. A caminha leva-nos até ao seu ponto mais alto com 1250 metros de altitude, onde vai poder disfrutar de uma magnífica vista ainda com a presença do oceano no horizonte.

No final da tarde transporte para a localidade de Erjos el Tanque em pleno Parque Rural.

Alojamento.

4º. Dia | TREKKING COSTA OESTE - CAÑADAS DEL TEIDE
16.JUN.21 – Quarta
4º. Dia | TREKKING COSTA OESTE - CAÑADAS DEL TEIDE

Hoje penetramos no maravilhoso Parque Nacional do Teide, que desde 2007 é Património Mundial da Unesco.

Uma caminhada incrível! Atravessada a barreira dos dois mil metros de altitude, a vegetação tropical que até aí dominou a paisagem dá lugar a um grande pinhal, envolvido pela névoa que ali se forma.

Um daqueles cenários algo sombrios, mas ainda assim encantadores, a marcar a passagem para um outro mundo, que se abre acima das nuvens

Terminamos o dia a aproximadamente 2200 metros de altitude, junto á espetacular cratera “Las Cañadas del Teide”, que formam uma grande caldeira com cerca de 17 quilómetros de diâmetro.

É uma das paisagens vulcânicas mais impressionantes de todo o Parque Nacional, graças às suas cavernas, cones e rochas de formas inacreditáveis.

No final da tarde transporte para a localidade de Erjos el Tanque em pleno Parque Rural.

Alojamento.

5º. Dia | TREKKING COSTA OESTE – ASCENSÃO DO TEIDE
17.JUN.21 – Quinta
5º. Dia | TREKKING COSTA OESTE – ASCENSÃO DO TEIDE

Hoje teremos uma das mais exigentes e simultaneamente recompensadoras etapas na nossa aventura. A caminhada leva-nos a 2720 metros de altitude, por uma paisagem vulcânica com uma aparência quase lunar, com vistas de cortar a respiração.

Os desfiladeiros do Teide (Cañadas del Teide) foram palco de filmes como Fúria de Titãs (Confronto de Titãs, em Portugal) e Mil Séculos Antes de Cristo (Quando o Mundo Nasceu, em Portugal).

Alojamento no refúgio Altavista.

6º. Dia | TREKKING COSTA NOESTE – ANAGA
18.JUN.21 – Sexta
6º. Dia | TREKKING COSTA NOESTE – ANAGA

Acordamos de madrugada bem cedo, para assistir ao nascer do sol no cume do Teide a 3720 metros de altitude, no pico mais alto de Espanha.

Ainda extasiados com as soberbas vistas do nascer do dia, descemos aos 2300 metros, para fazer uma viagem de carro, ao longo da costa norte até ao Parque Natural de Anaga.

Anaga é um maciço de montanhas com beiras afiadas e barrancos profundos, em apertada sucessão, coberto com um manto verde de laurissilva e salpicado de casarios encantadores por todos os lados.

Alojamento no Albergue Montes de Anaga.

7º. Dia – TREKKING COSTA NOESTE – PARQUE RURAL DE ANAGA
19.JUN.21 – Sábado
7º. Dia – TREKKING COSTA NOESTE – PARQUE RURAL DE ANAGA

Recém-chegados a Anaga, mergulhamos num cenário idílico, para uma caminhada pela declarada Reserva da Biosfera! O Parque Rural Anaga é o principal pulmão verde de Tenerife, tem 14.500 hectares e abriga espécies de flora e fauna únicas no mundo. Em Anaga tudo é verde, exuberante e frondoso!

Falésias, barrancos e diques compõem esta paisagem repleta de plantações escalonadas em vários andares, falésias com mirantes vertiginosos e florestas de laurissilva que testemunharam toda a história de Tenerife.

Alojamento.

8º. Dia – TENERFIFE / LISBOA
20.JUN.21 – Domingo
8º. Dia – TENERFIFE / LISBOA

Chegou a hora da partida! Despedimo-nos de Tenerife de alma cheia, a natureza é surpreendente.

Transporte para o aeroporto e voos de regresso a Lisboa.

PEDRO PACHECO - Biografia

Após as suas expedições ao Everest em 92 e 94, tornou-se aí o português mais alto de sempre ao atingir 8300m de altitude. Praticante de montanhismo há mais de 20 anos, e um apaixonado por viagens de aventura, já concretizou mais de meia centena de ascensões a montanhas com altitude superior aos 3000 metros, incluindo alguns dos mais assombrosos objectivos Alpinos como por exemplo o esporão Bonatti na Agulha dos Drus.

Em Janeiro de 1992 alargou a sua actividade aos Andes onde escalou a maior montanha do continente americano (Aconcágua), com quase 7000 metros de altitude. Após o Everest terminou o ano no topo de África escalando as neves do Kilimanjaro (5896m).

O seu currículo de montanha, associado aos numerosos estágios e qualificações obtidas em Portugal e no estrangeiro, permitiu-lhe ser convidado para lecionar na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, tendo sido o responsável por matérias relacionadas com desportos de lazer e ar livre.

Para além de experiente, o Pedro é um guia informativo, alegre, e motivador, a perfeita companhia para tornar a sua viagem de aventura numa experiência inesquecível.

TREKKING

Você sabe o que é trekking? Descubra como começar a praticar!

Existem diversos tipos de atividades ao ar livre, e a procura por modalidades que permitem uma maior interação com a natureza cresceu muito nos últimos anos. Saber o que é o trekking e alguns cuidados na hora de praticar, é muito importante para desfrutar de um modo seguro.

Conheça mais sobre a modalidade, como praticar e o que observar antes de se aventurar. Saiba que o trekking vai permitir conhecer novos lugares, pessoas interessantes e ter energia renovada no contacto com natureza.

Como praticar o trekking?

O trekking é uma atividade física que inclui caminhadas regulares de média e longa distância, percorridas a pé por trilhas no meio à natureza.

Apesar de ser uma actividade relativamente fácil e segura, o praticante iniciante não deve fazer trekking desacompanhado de alguém experiente. Em alguns trechos é muito fácil se perder em bifurcações ou trilhas mal sinalizadas.

É aqui que o nosso Mentor faz toda a diferença!

Alguns conselhos para começar convenientemente a praticar de qualquer tipo de trekking, e aproveitar cada minuto numa das melhores aventuras praticadas na natureza!

Confira as regras gerais

O trekking por lazer pode ser praticado em qualquer local que disponha de uma trilha interessante, mas os melhores locais são sempre em parques naturais com acesso restrito, onde são necessárias autorizações especificas.

Leve um isolante térmico

A natureza é uma caixinha de surpresas e não raro vemos mudanças climáticas bruscas a qualquer hora do dia. Mesmo que saia para uma caminhada leve e de curta duração, não abra mão de um isolante térmico.

Providencie os principais equipamentos

O tipo de trekking vai determinar a lista de equipamentos, que varia conforme o tempo de duração da aventura, o nível acidentado do solo e as condições climáticas da região. Faça um check list e inclua: bastão, apito, GPS, facas, mochila específica, cantil ou mochila com reservatório de hidratação, isolante térmico.

Leve as roupas certas

Em qualquer estação use roupas adequadas durante a prática do trekking. Priorize o conforto e a mobilidade, além da resistência, pois, em locais com obstáculos de altura com possibilidade de pequenas escaladas, você vai precisar de roupas que permitam determinados movimentos.

As camisas e calças em poliamida com tecnologia Omni Wick e Omni Shade, permitem a dispersão com evaporação de suor e o fator de proteção solar FPS 50, respectivamente. A escolha de um blusão deve observar a temperatura e a velocidade do vento para garantir segurança e manter o aventureiro aquecido.

Calçado adequado e confortável, é o item de maior relevância para os praticantes de trekking. Os pés são a base de sustentação do corpo e a actividade exige um calçado resistente e confortável para suportar tanto a distância do percurso, quanto os impactos ao longo do caminho.

As botas com entressola Techlite e sola Omni-Grip com tração e Non-marking são leves e proporcionam conforto e absorção do impacto. A cada pisada o retorno da energia é facilmente percebido pelo praticante.

O cano longo protege os tornozelos e permite que movimentos bruscos sejam mais seguros e com menores riscos de acidentes — para não comprometer a conclusão feliz de uma aventura.

Além do calçado, as meias são essenciais para que o atrito entre o pé e o calçado não acabe com as chances de uma caminhada leve e tranquila. Por isso, dê preferência para meias de lã, que diminuem o atrito. Meias térmicas também podem ser ótimas opções.

LOS GIGANTES - TENERIFE

Os incríveis Los Gigantes são um destino obrigatório na costa oeste de Tenerife. Estas falésias imponentes emergem das águas calmas do oceano Atlântico, atingindo entre 300 a 600 metros de altura. Este fabuloso local merece uma visita e é a principal atracção da cidade costeira com o mesmo nome, sendo uma boa alternativa para um passeio de um dia. Contemple as cores e as texturas destas impressionantes falésias que deram o nome à estância costeira – os gigantes.

Os enormes precipícios podem ser vistos de qualquer ponto desta cidade, mas uma excelente forma de explorar a sua magnitude é chegando bem perto. Opte por um passeio de barco a partir da marina, onde também encontrará uma boa selecção de restaurantes e bares com maravilhosas vistas sobre as águas azuis-turquesa.

Se quiser conhecer outros sítios onde possa experimentar e saborear pratos típicos das Canárias, vá até à Playa de los Gigantes, com areia vulcânica, que se encontra a curta distância da marina.

TENO - PARQUE RURAL

O Parque Rural de Teno oferece desde a Laurissilva frondosa do monte da Água até aos estupendos matagais de plantas cactiformes do monumental barranco de Masca, passando pelas suas falésias verticais transbordantes de vida. A estreita relação entre a natureza e as comunidades locais do maciço é um dos temas do centro de visitantes que o parque tem na povoação de El Palmar.

Masca é uma das zonas mais pitorescas da ilha e está situada a noroeste, no sopé das Montanhas Teno. Esta pequena vila pode ser de difícil acesso, mas o esforço é recompensado pela viagem através de ravinas profundas intercaladas por vegetação luxuriante e estradas sinuosas com curvas apertadas. O cenário do percurso é arrebatador, e logo ao chegar a Masca a beleza natural deste local deixá-lo-á maravilhado.

Desconhecida até há bem pouco tempo, Masca tornou-se um ponto de atracção turística da ilha. O cenário da aldeia é magnífico, precariamente aninhada em dramáticas cristas rochosas. É, sem dúvida, um destino singular para os amantes de fotografia.

Conhecida por ter sido um refúgio de piratas, a pequena baía de Masca, na costa, fica a uma caminhada de 3 horas da aldeia por entre paisagens impressionantes. Convém lembrar que, uma vez em Masca, é necessário caminhar até ao ponto de origem (que demora bastante tempo e é fisicamente exigente) ou apanhar um barco na costa em direcção a Los Gigantes.

TEIDE - PARQUE NACIONAL

Declarado parque nacional em 1954, o Parque Nacional de las Cañadas del Teide inclui uma enorme cratera vulcânica com um diâmetro de 48 km, de onde se ergue o Monte Teide, a uns incríveis 3718 metros de altura, sendo o pico mais elevado de toda a Espanha.

Viajar de carro até ao parque nacional é uma experiência interessante: da soalheira costa sul poderá seguir em direcção a um local chamado Vilaflor, com uma paisagem de altas montanhas. À medida que for subindo de altitude, o terreno muda drasticamente e, de repente, surge um cenário lunar incrível.

O parque em si encontra-se a 2000 metros acima do nível do mar e no Inverno pode estar coberto de neve. Durante esta época, as temperaturas costumam ser negativas, enquanto nos meses de Verão podem ultrapassar os 40 °C.

A melhor forma de chegar ao ponto mais alto é de teleférico. Uma vez lá em cima, poderá passear e apreciar as vistas magníficas. Aí estará quase no cume, mas a única maneira de chegar à garganta do vulcão é obtendo uma autorização prévia por parte da direcção do parque nacional em Orotava através do site do parque. Em alternativa, organizam-se passeios guiados até ao vulcão, mas deverá estar em plena forma física para aguentar a escalada, que demora cerca de 6 horas. É aconselhável levar agasalhos e calçado adequado.

Desfrute das vistas arrebatadoras sobre Gran Canaria, La Palma, La Gomera e El Hierro do ponto mais turístico da ilha. Independentemente do local onde ficar alojado em Tenerife, não deixe de visitar este vulcão imponente.

MONTANHAS DE ANAGA

As Montanhas de Anaga ocupam uma vasta área na parte nordeste de Tenerife e são compostas por uma zona litoral, ravinas, florestas e aldeias tão remotas que parece incrível como podem ser habitadas. Toda a área é uma zona de paisagem protegida de incomparável beleza, repleta de caminhos sinuosos que encantarão todos os visitantes.

Aqui encontrará locais de interesse natural e paisagístico, como as Roques de Anaga – um conjunto de formações rochosas no mar, que foram esculpidas pela erosão e são hoje monumentos naturais de Tenerife.

Um percurso espectacular conduz ao Barranco de Las Huertas, uma vasta zona de relevância botânica ao longo da cordilheira de Anaga, onde terá a oportunidade de desfrutar de vistas magníficas sobre a rochosa costa norte.

A magnífica região das Montanhas de Anaga mantém-se relativamente virgem e inexplorada, e as pequenas aldeias, longe das estradas principais, revelam o lado mais “secreto” de Tenerife.

SEGURANÇA NO CONTEXTO COVID 19

A Osiris Travel e os seus parceiros cumprem todas as orientações das autoridades de saúde e implementam todas as medidas de higiene e segurança, garantido o compromisso e respeito pela saúde e segurança dos seus clientes no contexto da pandemia Covid-19.

Inclui

  • Acompanhamento pelo nosso Mentor de Natureza (Guia de Montanha);
  • Passagem aérea em voo regular e em classe económica;
  • Transporte gratuito de uma bagagem de porão;
  • Alojamento por 7 noites: 2 noites em Apartamento, 2 noites em Alojamento Rural, 1 noite em Refúgio de Montanha e duas noites em Albergue;
  • Pequeno-almoço diário:
  • Todos os transfers;
  • Viagem de barco em Los Gigantes;
  • Seguro de viagem;
  • Taxas de turismo, de serviço e IVA.

Não Inclui

  • Despesas de carácter pessoal;
  • Almoços e Jantares;
  • Actividades não especificadas ou opcionais;
  • Outros serviços não mencionados.

Notas Importantes:

  • Programa sujeito a alterações sem aviso prévio:
  • Viagem realizada com um mínimo de 14 participantes.
  • A tarifa base da TAP em classe “T”.
  • Em caso de não disponibilidade na mesma classe será dada alternativa com a melhor solução encontrada à data do pedido de reserva.

Outros pacotes turísticos disponíveis para si

Loading logo